terça-feira, 20 de maio de 2014

Harry Potter e o Visto Britânico - A saga (parte I)

Faltando em torno de 40 dias pra minha partida, lá vou eu abrir o email numa terça-feira ensolarada e vejo que finalmente recebi meu CAS!!!




O CAS é um documento que recebemos da nossa faculdade, "provando" que fomos aceitos e que somos alunos de lá. As informações contidas nele variam um pouco de universidade para universidade, mas geralmente nele estão escritos alguns números de identificação, o nível de inglês que você vai atingir, o nome do curso que você vai fazer, endereço da facul, datas do curso, entre outras coisas.

Bom, a alegria durou pouco porque... é um saco tirar um visto britânico. Primeiro de tudo, você tem que reunir os seguintes documentos:

  • Carta de Benefícios do CNPQ (no caso do UK)  
  • Histórico escolar em PORTUGUÊS com o qual você se inscreveu (não importa se está desatualizado ou não) + cópia
  • Histórico escolar em INGLÊS com o qual você se inscreveu + cópia
  • Certificado IELTS ou TOEFL original (no caso do TOEFL vale um print!) + cópia
  •  Appendix 8 preenchido (há muitas dúvidas se ele ainda é válido ou não, mas eu levei por segurança)
  • Inscrição online assinada - Isso você leva no dia em que marcou pra comparecer lá no VFS (lugar que recebe os documentos do visto, tira biometria etc etc)
  • Passaporte
  • Fotos no modelo Visa UK - Você tira elas no dia que for ao VFS, lá mesmo numa salinha (custa em torno de 9 reais)
UFA! 



Aí você entra no site do Visa 4 UK, faz seu cadastro e começa o interrogatório... E então você passa umas boas horas sofrendo e se perguntando o porquê de precisar preencher aquilo tudo, mas eu juro que passa hahaha Uma boa dica é abrir seu resultado do IELTS, a carta de benefícios, o CAS e os outros documentos e ir preenchendo tudo aos poucos (dá pra salvar a application e continuar depois!).
Depois de preencher o "livro", é hora de marcar a data pra entregar tudo. Eu fiz tudo em São Paulo, mas se não me engano é possível  fazer em Brasília e no Rio de Janeiro. Logo após agendar a data, você tem 3 horas pra pagar o visto (que custa absurdas 310 libras - ai, meu bolso), senão eles cancelam o seu agendamento. Coooooorreeeeeee!



200 tentativas depois, consegui pagar o negócio... E vem um email confirmando que o pagamento foi recebido e que o agendamento está confirmado. Aí é só imprimir a application, assinar e esperar o dia do agendamento chegar!


Na parte II contarei como foi ir até São Paulo fazer o resto do procedimento de visto (:
Até a próxima!












4 comentários:

  1. Essas copias têm que ser todas autenticadas ????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não precisa autenticar nada não! São cópias normais!

      Excluir
  2. Dá ´pra marcar o visto sem ter recebido o CAS ainda?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não dá não! Na hora de se inscrever, vc não vai conseguir preencher alguns dados essenciais que só o CAS possui. Sem eles, sua inscrição não vai pra frente, infelizmente!

      Excluir